quarta-feira, 14 de novembro de 2007

depois de um longo e tenebroso inverno...

Nossa... faz quase um mês, né? Mas tenho um bom motivo pra ter deixado o blog de lado desta vez: a dissertação. Coisinha complicada esse mestrado, não? Mas tá saindo, tá saindo... Um dia acaba. Apesar de a síndrome da página em branco atacar de vez em quando, as idéias estão surgindo, a pesquisa está fluindo e o texto vai tomando forma. Forma de quê... isso eu ainda não sei dizer.

Bom, nesse meio tempo, algumas coisas aconteceram. Coisas dignas de um post no blog... pelo menos no meu! Aliás, talvez eu devesse mudar o nome do blog pra "tolerância zero" ou algo do gênero. Tenho sido bem impaciente em algumas situações... Mas duas, em especial, mereceram:

Ralouín

Sei que podemos colocar a culpa na globalização, na internet, etc, etc.. Mas Halloween, realmente, é uma data que me deixa incomodada.

Eu sei que já adotamos no Brasil algumas festividades que vêm de fora. Eu sei que existe toda uma "troca cultural", digamos assim, reinante. Mas há sempre uma história por trás. E mesmo comemorações mundiais têm características próprias em cada país.

O Natal, por exemplo, que é uma festa cristã, ganha detalhes próprios no Brasil. E eu sei que Papai Noel, de roupa de frio e gorro, a bordo de um trenó puxado por renas, é uma coisa incompatível com o calor carioca, com as praias do nordeste ou mesmo com a "sauna" que é Porto Alegre. Mas a gente admite. O nosso Natal é no verão, apesar de muitos enfeites natalinos terem neve. Mas até Papai Noel de sunga de banho eu já vi!

Mas então, num ano qualquer aí, alguém resolveu começar a comemorar o Halloween no Brasil...

Olha... Enquanto só estavam fazendo festinha de "Dia das Bruxas", eu até engolia. Até participei! Já não bastava o nosso carnaval, o brasileiro decidiu se travestir também em outubro. O problema é que, não sei que diabos aconteceu, as crianças passaram a bater de porta em porta dizendo "doces ou travessuras". Hein?! O que houve com Cosme e Damião? Por que não estender ESSA cultura de distribuição de doces para todo o Brasil? Não. Algumas crianças brasileiras não sabem exatamente por que é que estão pedindo doces no ralouín, mas estão adotando a cultura americana assim mesmo.

Eis que... Estou eu estudando em casa, no dia 31 de outubro, quando ouço a campainha. Dois guris, do tamanho da minha perna, com máscaras de monstros, falam timidamente:

- Doces ou travessuras

Eu fiquei olhando pros dois durante alguns segundos, tentando jurar pra mim mesma que aquilo era um pesadelo saído de alguma série da Sony ou da WB.

- Como é? - perguntei intrigada

Eles repetiram. E eu, tentando disfarçar o sarcasmo, respondi:

- Desculpe, queridos, não sei o que é isso.

A campainha ainda tocou outras sete vezes naquele dia, sempre com crianças vestidas de bruxas, monstros e heróis. Até uma pequena baiana apareceu! Mas eu não abri. Só espiei pelo olho mágico. Isso porque eu não queria ser um trauma na vida daquelas crianças... e eu estava prestes a me tornar um.

Pior foi no dia seguinte, já dia 1 de novembro, que uma atrasada tocou a campainha e pediu quase sussurrando "doces ou travessuras". Eu quase pedi que ela me levasse à mãe dela... pra ter uma conversinha amigável.

Daqui a pouco estaremos comemorando o Dia de Ação de Graças. Já imaginou?
Mequidonaldis

Faz tempo que deixei de comer no McDonald's. Nada ideológico, não! Isso é bobagem. Parei de comer porque a comida passou a me enjoar. Sempre o mesmo gosto de plástico e isopor. Comecei a passar mal depois do lanche. Então, cortei. Falta não vai fazer!

Aí, fui no Bourbon Country com meu digníssimo para ver um carro que um cara estava vendendo. Como estávamos com fome e já atrasados para outro compromisso, decidimos comprar McDonald's pra viagem.

O sanduíche, apesar de estar normal, me deixou enjoada, claro... Mas o detalhe foi a bebida. Ao invés de jogar tudo em algum lixo na rua, acabei trazendo pra casa. Como vi que ainda havia alguma coisa no copo, abri pra despejar na pia. Mas ao invés de gelo ou coca-cola, caiu na pia um pedaço da máquina de refrigerantes do Mequidonaldis!

Voltei lá e peguei meus 3 reais de volta, com a promessa de não comer mais no McDonald's... nem se estiver verde de fome!

Só o sundae ainda desce...

6 comentários:

Anônimo disse...

Dani, tô morrendo de rir com o post do Ralouin! hahahah Queria ver a baiana na porta da sua casa! Demais isso!!! beijos

PS - Papai Noel a gente atura de roupa de frio porque sabe que ele mora no Pólo Norte! :-)

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Coincidência! também deixei meu blog abandonado por quase um mês. Mas o motivo foi menos nobre. Foi preguiça, mesmo.

Anônimo disse...

Oi topa uma parceria se topa me avisa meu site e ramon-saldanha.blogspot.com Vlw amigo gostei do video da foca xD

Rita Queiroz disse...

Atualizar não é o lance do momento aqui né??

Mesmo assim passei aqui pra dizer: FELIZ ANIVERSARIOOOOOOOOOOOO!!!!!!

CASSIANE SCHMIDT disse...

Oi, muito pertinente sua reflexão sobre o Halloween, vive-se hoje uma despersonalização cultural, infelizmente nossas crianças acabam sem referencia e, então abrem-se as portas para , hum, para qualquer coisa!?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.